Leilão vinhos raros bate recorde em vendas
O leilão de magnums raros de Dom Pérignon, Salon e Krug teve as vendas muito acima do esperado e valor superou 1 milhão de euros.
O leilão “The Ultimate Champagnes”, com vinhos raros e safras de marcas como Krug, Dom Pérignon e Salon, atingiu a marca de 1,35 milhão de euros (R$ 8,19 milhões). O certame ocorreu no último dia 20 de junho, na Sotheby’s, em Paris e foi considerado um sucesso.
O leilão fez parte da série de vendas “The Epicurean’s Atlas”, representando 25.000 garrafas de vinho da adega do colecionador Pierre Chen, o bilionário taiwanês que é fundador e presidente da Yageo, empresa especializada na fabricação de componentes eletrônicos para celulares, automóveis, laptops e desktops, além dos principais dispositivos eletrônicos.
Mais de 50% dos lotes foram vendidos acima das estimativas máximas de pré-venda. Dois exemplos de alta valorização foram o Salon Le Mesnil Blanc de Blancs 1990 (3 Magnuns) que foram vendidos por 25 mil euros, quase o dobro da estimativa máxima; e o Dom Pérignon, P3 1966 (1 Magnum), arrematado por 23.750 euros, que tinha expectativa de um lance máximo de 9.500 euros.
Apesar do sucesso do leilão, de acordo com vários indicadores, o preços dos vinhos finos no mundo caíram nos últimos dezoito meses. A Liv-ex, um mercado global para o comércio que rastreia preços de vinhos colecionáveis, disse que, no fim de maio, seu índice Champagne 50 caiu quase 14% em valor em doze meses, porém, houve um aumento de cerca de 47% nos últimos cinco anos.