Aeroporto na Itália terá vinhedo no telhado e produzirá Vinho
O Aeroporto Amerigo Vespucci (FLR), também conhecido como Aeroporto de Florença, na Itália, vai ser ampliado e ganhará um vinhedo em seu telhado e uma vinícola, onde produzirá seu próprio vinho.
O projeto do novo terminal internacional foi anunciado pelo renomado escritório de arquitetura Rafael Viñoly Architects, que o tocará em duas etapas: a primeira deve ser entregue já em 2026, enquanto a segunda (e final) deve ficar pronta em 2035, segundo informações da revista americana Forbes e do site especializado ArchDaily.
Serão 38 fileiras de vinhas verdes no topo do aeroporto.
Os vinhedos ocuparão uma área aproximada de 7,7 hectares e serão um símbolo da cultura viticultora da Toscana, região famosa pela produção da bebida e da qual a cidade é capital.
Segundo os criadores do projeto, as uvas do Aeroporto de Florença serão cultivadas e colhidas pelos melhores viticultores da região.
“Os vinhedos ocuparão uma área aproximada de 7,7 hectares e serão um símbolo da cultura viticultora da Toscana, região famosa pela produção da bebida e da qual a cidade é capital.”
– Aponta o projeto divulgado no site do escritório de arquitetura
Quase 7,7 hectares estarão disponíveis para o cultivo de uvas
Imagem: Divulgação/Rafael Viñoly Architects